terça-feira, 19 de outubro de 2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010


O Programa Nacional de informática na educação – PROINFO foi instituído pelaPortaria Ministerial nº 522, de 09 de Abril de 1997, com a finalidade de promover o uso pedagógico das tecnologias aplicadas á educação nas escolas públicas de ensino fundamental ou Médio.

Em 2007, a Secretaria de Educação a Distãncia, no contexto do Plano de desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou revisão do programa postulando a integração e articulação de trẽs componentes:

1- A instalação de ambientes tecnológicas nas escolas(laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à internet – banda – larga)

  1. A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para uso pedagógico das Tecnologias de informação e comunicação( TICs)
  2. A oferta dos conteúdos educacionais e recursos educacionais multimidia e digitais, soluçoẽs. e sistemas de informaçao disponibiliza dos pela SEED/MEC nos próprios computadores por meio do portal do professor, da TV ESCOLA (TV-DVD),etc.
4-Continuando sua missão, o Proinfo, em março de 2008, iniciou uma das maiores capacitações.
no uso das TICs: o Proinfo integrado.




AS TRANSFORMAÇÕES PROVOCADAS PELA TECNOLOGIA

Transformações provocadas pela tecnologia na vida cotidiana e n

Transformações provocadas pela tecnologia na vida cotidiana e na escola.

Hoje em dia nos deparamos com enorme quantidade de recursos tecnológicos como:televisão, vídeo, rádio, calculadora, Celulares,computador


A tecnologia é utilizada para promover a interação entre todos os participantes (formandos e formadores), propiciar o desenvolvimento da autonomia no uso da tecnologia e na busca de informações, bem como a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber


O educador recontextualiza a vivência da formação para sua atuação em sala de aula


Essas práticas recontextualizadas são apresentadas ao grupo em formação, cuja reflexão propicia a busca de teorias para melhor compreendê-las e reconstruí-las.


A teoria ilumina a compreensão e reelaboração da prática, assim como a prática refletida conduz à reconstrução da teoria.